O PACTO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Lisete Hahn Kaufmann FAI Faculdades de Itapiranga
  • Márcia Páscoa Preis Professora no município de Itapiranga

Resumen

Buscou-se acompanhar e participar do curso do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) durante o ano de 2013, e se propôs a realizar o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem das crianças no período da alfabetização, além de fazer uma análise sobre os encontros realizados e a contribuição desses encontros no processo de alfabetização na Rede Municipal de Itapiranga- SC. Discute-se ainda as mudanças implantadas no Ensino Fundamental, o papel dos professores na organização curricular e qual a contribuição do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) nesse processo. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades, com isso, foi possível verificar como o trabalho pedagógico foi sendo estruturado e de que forma o curso do PNAIC vem contribuir no processo de ensino/aprendizagem, além de quais as características do desenvolvimento e o que é importante para criança estudar , o que inicia, amplia e consolida em cada ano do ciclo de alfabetização de três anos.

Palavras-chave: Ensino Fundamental, PNAIC, alfabetização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisete Hahn Kaufmann, FAI Faculdades de Itapiranga

Lisete hahn Kaufmann, professora fa FAI Faculdades de Itapiranga, curso de Pedagogia e Pós-Graduação.

Márcia Páscoa Preis, Professora no município de Itapiranga

Márcia Pascoa Preis é Especialista em Educação Pela Fai Faculdades, professora dos Anos Iniciais do Ensino fundamental

Publicado

2014-09-08

Cómo citar

Kaufmann, L. H., & Preis, M. P. (2014). O PACTO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO. Colóquio Internacional De Educação, 2(1), 949–962. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/coloquiointernacional/article/view/5192

Número

Sección

Eixo 6. Processos do Ensino e da Aprendizagem