O PACTO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Abstract
Buscou-se acompanhar e participar do curso do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) durante o ano de 2013, e se propôs a realizar o acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem das crianças no período da alfabetização, além de fazer uma análise sobre os encontros realizados e a contribuição desses encontros no processo de alfabetização na Rede Municipal de Itapiranga- SC. Discute-se ainda as mudanças implantadas no Ensino Fundamental, o papel dos professores na organização curricular e qual a contribuição do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) nesse processo. Foram desenvolvidas e aplicadas atividades, com isso, foi possível verificar como o trabalho pedagógico foi sendo estruturado e de que forma o curso do PNAIC vem contribuir no processo de ensino/aprendizagem, além de quais as características do desenvolvimento e o que é importante para criança estudar , o que inicia, amplia e consolida em cada ano do ciclo de alfabetização de três anos.
Palavras-chave: Ensino Fundamental, PNAIC, alfabetização.