Proteção social: reflexo do Programa Bolsa Família no enfrentamento da pobreza
Resumo
Introdução: Os contornos históricos do surgimento das políticas sociais principalmente direcionadas à pobreza tiveram atenção em 2001, com o primeiro documento setorial sobre proteção social e anunciados os primeiros programas federais direcionados ao combate e erradicação da pobreza. Foi em 2003 que o Programa Bolsa Família foi implantado para a população que se enquadra com faixas que determinam pobres e extremamente pobres, mediante sua inscrição no cadastro Único, contemplando a transferência direta de renda e condicionalidades de crianças e adolescentes com frequência mínima escolar de 85% e vinculação aos serviços de saúde, crianças de zero a seis anos, gestantes e nutrizes em programas específicos. Objetivo: Apresentar um panorama do programa Bolsa Família em seus aspectos sociais, econômicos e impactos na diminuição da pobreza, por ser o maior programa de transferência direta de renda contemplando mais de 12 milhões de famílias, bem como as facilidades e dificuldades das condicionalidades relacionados à educação e saúde exigidas no programa. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre proteção social e o Programa Bolsa Família no enfrentamento da pobreza nos meses de maio e abril de 2017 na base de dados do portal da bibliografia virtual em saúde. Os descritores foram proteção social, política social, política em saúde e Bolsa Família. Foram encontrados 173 artigos, dois quais 21 foram selecionados para análise, seguindo os critérios de inclusão: idioma em português e publicado entre janeiro 2007 e maio de 2017. Resultados: O estudo revela várias facetas do Programa de transferência de renda. Compreende relevância no contexto de proteção social em relação à pobreza no Brasil, contudo não atinge as desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista. Os condicionantes impostos pelo programa geram fatores positivos, reduzindo a evasão escolar e aumentando o acompanhamento de saúde. Os resultados ainda sugerem uma universalização do ensino médio, sendo esse papel importante para a profissionalização dos adolescentes. Conclusão: O Programa Bolsa Família tem grande relevância no contexto de proteção social em relação à pobreza no Brasil, com efeitos imediatos, gerando na vida das famílias renda imediata e custeando, assim, sua alimentação, porém o Programa ainda é vulnerável, necessitando de equipe multiprofissional para levar informações e acompanhamento para as famílias cadastradas no programa.
Palavras-chave: Proteção social. Pobreza. Assistência social.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Programa Bolsa Família — PBF. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2017
FEIJÓ, A. P. S.; PIRES A. A Frequência Escolar e a Educação a partir do ponto de vista das Beneficiárias do Programa Bolsa Família. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 136-152, 2015.
MACHADO, C. V. Proteção social e sistemas de saúde na América Latina: caminhos e obstáculos ao direito à saúde. Ciênc. saúde coletiva, v. 16, n. 6, 2011.
PEIXOTO, J. B. S. et al. Transformações sobre as condições de vida de beneficiários do programa bolsa família acompanhados em unidade básica de saúde da família de Campina Grande, Paraíba. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 35, n. 3, p. 575-590, 2011.
SILVA, L. M.; JESUS, A. M. J. Programa Bolsa Família: uma análise do programa de transferência de renda brasileiro. Field Actions Science Reports, Special issue 3, 2011.