LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NO RÁDIO SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA: ANÁLISE DO JINGLE DA CAMPANHA “PIPOCA COM GUARANÁ” DO GUARANÁ ANTARCTICA

Autores/as

  • Silvia Simi Dos Santos
  • Vanessa Angélica Balestrin Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

No presente trabalho há uma investigação sobre a linguagem publicitária do rádio sob a perspectiva da semiótica para compreender como esta pode auxiliar na produção de mensagem radiofônica. O objetivo central desta pesquisa é compreender como a linguagem publicitária no rádio cria imagem mental aos ouvintes e identificar os elementos semióticos usados no jingle “Pipoca com Guaraná”, do Guaraná Antarctica. Mediante pesquisa teórica acerca da linguagem radiofônica e da semiótica, por meio de análise, a busca é por discernir como ocorre a linguagem publicitária no rádio e compreender como a semiótica pode auxiliar na produção da mensagem para a melhor compreensão do ouvinte. Como conclusão, apresenta-se que o rádio aciona uma pluralidade de signos: som, ruído ambiente, música de fundo, voz, fala, texto, narrativa, novela, etc. Pode, inclusive, trabalhar com planos superpostos desses signos, quaisquer que sejam suas variações. Pode-se afirmar que por meio da semiótica e da utilização das técnicas de produção em rádio pode-se fazer ótimos comerciais por intermédio da mente dos ouvintes.

Palavras-chave: Comunicação. Publicidade. Propaganda. Rádio. Semiótica. 

Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Simi Dos Santos, S., & Balestrin, V. A. (2015). LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NO RÁDIO SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA: ANÁLISE DO JINGLE DA CAMPANHA “PIPOCA COM GUARANÁ” DO GUARANÁ ANTARCTICA. Anais Eletrônicos De Comunicação Social, 61–74. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/article/view/9150