LINGUAGEM PUBLICITÁRIA NO RÁDIO SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA: ANÁLISE DO JINGLE DA CAMPANHA “PIPOCA COM GUARANÁ” DO GUARANÁ ANTARCTICA
Abstract
No presente trabalho há uma investigação sobre a linguagem publicitária do rádio sob a perspectiva da semiótica para compreender como esta pode auxiliar na produção de mensagem radiofônica. O objetivo central desta pesquisa é compreender como a linguagem publicitária no rádio cria imagem mental aos ouvintes e identificar os elementos semióticos usados no jingle “Pipoca com Guaraná”, do Guaraná Antarctica. Mediante pesquisa teórica acerca da linguagem radiofônica e da semiótica, por meio de análise, a busca é por discernir como ocorre a linguagem publicitária no rádio e compreender como a semiótica pode auxiliar na produção da mensagem para a melhor compreensão do ouvinte. Como conclusão, apresenta-se que o rádio aciona uma pluralidade de signos: som, ruído ambiente, música de fundo, voz, fala, texto, narrativa, novela, etc. Pode, inclusive, trabalhar com planos superpostos desses signos, quaisquer que sejam suas variações. Pode-se afirmar que por meio da semiótica e da utilização das técnicas de produção em rádio pode-se fazer ótimos comerciais por intermédio da mente dos ouvintes.
Palavras-chave: Comunicação. Publicidade. Propaganda. Rádio. Semiótica.