DESIGN SENSORIAL – O QUE ESPERAR? SALA DE ESPERA PARA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO INFANTIL

Autores/as

  • Karina Tissiani Unoesc Xanxerê
  • Suéli Cereza

Resumen

O presente projeto apresenta a aplicação do design sensorial na ambientação da sala de espera de um consultório odontológico infantil. Parte-se do pressuposto de que grande parte das pessoas, principalmente as crianças, sentem medo ao serem submetidos a tratamentos odontológicos. O estudo considera que, muitas vezes, o sofrimento começa antes mesmo de a pessoa entrar no consultório; nesse processo, o medo aumenta a sensação subjetiva da dor, isso faz com que o nervosismo torne o tratamento mais doloroso e agoniante, transformando-o em uma experiência sensorial desagradável. Desse modo, o problema a ser explanado nesta pesquisa e ponto norteador é: como o design sensorial pode auxiliar no desenvolvimento de um ambiente que interfira positivamente no sentimento e no comportamento de crianças que têm medo de dentista. Para tanto, fez-se necessário pesquisar o design de interiores e os elementos e processos que interferem no ambiente; o design sensorial; os aspectos do ambiente de estudo. Como resultado, tem-se a proposta de um ambiente de sala de espera de consultório odontológico que emite estímulos sensoriais positivos e que possui características de interatividade e ludicidade, no qual a criança é convidada a participar do ambiente, pois ela faz parte do universo lúdico representado, vivenciando uma aventura. Acredita-se que tais estímulos farão a criança relaxar, consequentemente, fazendo com que seu medo seja amenizado.

Palavras-chave: Design sensorial. Design de interiores. Dentista.

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Publicado

2015-06-23

Cómo citar

Tissiani, K., & Cereza, S. (2015). DESIGN SENSORIAL – O QUE ESPERAR? SALA DE ESPERA PARA CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO INFANTIL. Unoesc & Ciência - ACET, 37–44. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/acet/article/view/6836