Avaliação curricular: um caminho para inovações curriculares no ensino superior

Autores

  • Klinger Luiz de Oliveira Sousa PUCSP
  • Mônica Piccione Gomes Rios Centro Universitário Senac de São Paulo

Resumo

O presente trabalho relata duas experiências, em processo, vivenciadas em duas instituições particulares de ensino superior, sendo uma Universidade e um Centro Universitário, localizadas em cidades distintas da grande São Paulo, que apresentam intervenções sobre os cursos de Direito e Engenharias, respectivamente. Ambas experiências tem como foco a ênfase nas possibilidades de serem realizadas inovações curriculares a partir de diferentes processos de avaliação curricular que abordam os currículos dos cursos em questão. A análise crítica dos resultados da auto-avaliação institucional, bem como da avaliação externa dos cursos em questão, considerando as atuais Políticas Públicas de Avaliação da Educação Superior, desencadeou o processo de reformulação curricular o que potencializou a discussão e o planejamento de inovações curriculares, a partir de rupturas epistemológicas e paradigmáticas, tendo como horizonte a elevação da qualidade dos cursos e como premissas a missão, os objetivos e as políticas instituicionais descritas nos respectivos Planos de Desenolvimento Institucional, de cada uma das Instituições. Numa perspectiva formativa pautada pelo rigor e pela ética e respeitando as etapas de sensibilização, reconhecimento da realidade, construção coletiva produção e difusão de conhecimentos as experiências apresentam ainda em comum o processo participativo e o caráter emancipador, que são fundantes para a legitimação das inovações curriculares. A participação ampla dos envolvidos no processo de reformulação curricular tem garantido a legitimidade do processo e a credibilidade das avaliações internas e externas em função da possibilidade de se repensar o currículo e de se planejar as inovações curriculares, de modo que impliquem mudanças duradouras. Estas experiências tem possibilitado constatar a articulação entre avaliação curricular, reformulação curricular e inovação curricular, ressignificando conceitos e concepções, a partir dos aportes teóricos que têm balizado as discussões, com a perspectiva inclusive de se converterem em espaços de formação e de produção de saberes a serem socializados. Ainda que haja a ciência de que há muito a percorrer, permanece a convicção de que entre certezas e incertezas, a reconstrução do currículo é um processo exigente e rigoroso, mas ao mesmo tempo é edificante, pois, pode constituir a diferença, na perspectiva das Instituições contribuirem efetivamente para a transformação.

Palavras-chave: Currículo. Avaliação curricular. Inovação curricular.

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