A tecnologia auxiliando e desafiando os educadores na prática docente
Resumen
O presente texto é fruto de análise e reflexão sobre o uso de tecnologias educacionais na rede pública de ensino dos municípios da microrregião de Xanxerê, no Oeste catarinense, em 2009, com a intenção de verificar a importância da utilização de recursos tecnológicos da área da informática na sala de aula, bem como as mudanças pedagógicas necessárias para o bom aproveitamento destes no cotidiano da sala de aula. O texto tem sua construção baseada em bibliografias buscando estabelecer uma possível conexão entre o ensino e a aprendizagem, tendo como pano de fundo o novo panorama social, político, econômico e educacional fundado nas tecnologias e, no qual, inevitavelmente a escola se debate em busca de solução para seus problemas de aprendizagem. O texto aponta para as seguintes situações limites: muitas escolas que possuem recursos de TI não estão explorando todas as suas possibilidades de uso; falta preparar melhor o professor para utilizar insumos tecnológicos modernos; a importância de um profissional da área da informática dentro da escola para auxiliar os professores; a necessária mudança de postura da escola diante das tecnologias existentes; a formação do professor e a questão do ensino e aprendizagem com qualidade.
Palavras-chave: Recursos tecnológicos. Informática. Sala de aula. Mudanças.