Gestão da Qualidade nas Organizações – a participação dos indivíduos e a (Des)construção da individualidade

Autores

  • Gustavo Pucci Schaumann
  • Antônio Caubi Ribeiro Tupinambá

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo uma abordagem da gestão da qualidade total e suas implicações para o indivíduo trabalhador. Com base nos fundamentos teóricos de Peter Drucker da Escola Neoclássica da Administração e de Edgar Schein da Psicologia Organizacional são apresentadas possibilidades de compreensão diversa acerca da participação dos indivíduos em uma organização que aplica a gestão da qualidade total. A cultura da qualidade e os vínculos que se estabelecem entre indivíduo e a organização, seu discurso como prática organizacional e a autorrealização do indivíduo pela via do trabalho declaram o interesse desse modelo de gestão por um indivíduo participador dos processos de desenvolvimento da organização. As bases da gestão da qualidade como participativa podem também ser uma imposição de dependência e submissão do indivíduo à organização. A individualidade é desconstituída na forma de um dano à autonomia do indivíduo. As perspectivas que se apresentam nesse contexto abrem um campo de estudo da individualidade e de modelos de gestão participativa nas organizações. A pesquisa sobre a gestão da qualidade poderá ampliar o debate a respeito da importância do trabalho no processo de construção da individualidade.

Palavras-chave: Organizações. Gestão da Qualidade. Individualidade.

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