O papel da escola: interface de teóricos e atores escolares

Autores/as

  • Eliane de Lourdes Felden
  • Maria Isabel Cunha

Resumen

O papel da escola vem provocando profundo debate entre os profissionais da educação, estudiosos e pesquisadores. O presente artigo apresenta resultado de pesquisa realizada no contexto escolar, tendo como objetivo compreender como os atores escolares percebem o papel da escola. O trabalho baseou-se em um conjunto de estudos que aborda a complexidade e ambiguidade de funções impostas à escola na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com supervisores e diretores de escolas públicas do ensino médio dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tendo como apoio teórico autores, como: Charlot (2008); Souza Santos (2009); Morin (1993); Gimeno Sacristán (1998, 2001, 2005); Anastasiou (2010); Arroyo (2010); Freire (2000, 1977); Pérez Gómez (2001); Canário (2005); Rios (2006), entre outros. A escola, como espaço público, nas considerações dos profissionais entrevistados, tem como princípios básicos a inserção do sujeito na sociedade, a reconstrução crítica do conhecimento e a proposição de normas e de padrões de convivência. Portanto, pensar a instituição escolar, na contemporaneidade, é um empreendimento difícil, mas necessário.

Palavras-chave: Papel da Escola. Atores escolares. Conhecimento. Sociedade.

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Publicado

2012-12-11