Educação comparada: um esboço para compreender as fronteiras e os limites da comparação

Autores/as

  • João Jorge Correa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Foz do Iguaçu)

Resumen

A educação comparada enquanto campo de investigação e procedimento metodológico de pesquisa é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar. Nesse artigo discute-se a educação comparada e o método comparatista no campo educativo. O texto está organizado em duas partes. Na primeira uma breve incursão acerca dos principais enfoques que a educação comparada vem recebendo ao longo do tempo. Na segunda parte uma exposição da arquitetura da educação comparatista, a partir dos autores fundamentais que trataram do tema. Concluindo, apontam-se alguns limites e possibilidades no uso da educação comparada, assim como elementos para futuras reflexões e pesquisas.

Palavras-chave: Fronteiras. Educação comparada. História da educação comparada. Metodologia comparatista e interdisciplinaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Jorge Correa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Foz do Iguaçu)

Pós doutor. Docente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade, Cultura e Fronteiras. Docente no Curso de Pedagogia.

Publicado

2012-12-11