Educação comparada: um esboço para compreender as fronteiras e os limites da comparação
Resumen
A educação comparada enquanto campo de investigação e procedimento metodológico de pesquisa é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar. Nesse artigo discute-se a educação comparada e o método comparatista no campo educativo. O texto está organizado em duas partes. Na primeira uma breve incursão acerca dos principais enfoques que a educação comparada vem recebendo ao longo do tempo. Na segunda parte uma exposição da arquitetura da educação comparatista, a partir dos autores fundamentais que trataram do tema. Concluindo, apontam-se alguns limites e possibilidades no uso da educação comparada, assim como elementos para futuras reflexões e pesquisas.
Palavras-chave: Fronteiras. Educação comparada. História da educação comparada. Metodologia comparatista e interdisciplinaridade.