Escola de período integral na regional de Xanxerê: funcionamento, limitações e possibilidades na perspectiva da gestão democrática

Resumo

As escolas de período integral tem sido uma tentativa de unir fatores que possam suprir falhas educacionais e sociais em um mesmo momento, sendo normalmente inseridas em comunidades economicamente carentes. Com o objetivo de identificar e estabelecer um diagnóstico do funcionamento das escolas de período integral, com ênfase em uma Unidade Escolar pertencente à Regional Xanxerê, faz-se necessária a compreensão da prática, da gestão e do currículo escolar, bem como propor possibilidades de organização da escola em período integral. O estudo descreve o funcionamento da unidade escolar em estudo, abrangendo aspectos de currículo, gestão e qualidade da educação. Foram analisados dados fornecidos pela própria escola, realizadas observações da metodologia de trabalho dos profissionais e do funcionamento geral, bem como as orientações legais determinadas pela Secretaria de Educação de Santa Catarina. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que há necessidade de identificar falhas e apontar prováveis soluções para problemas e dificuldades, o que é possível mediante avaliação institucional, que ainda não está presente na escola analisada. Foi ainda observado que os problemas de aprendizagem e indisciplina, por exemplo, são em grande parte, resultado da falta de uma gestão realmente democrática e que articule possibilidades de melhoria na qualidade das aulas, pois a metodologia de trabalho é a limitação para a qualidade.

Palavras-chave: Escola de período integral. Gestão escolar. Gestão escolar democrática. Qualidade escolar.

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