O protagonismo dos pais e alunos no desenvolvimento de uma gestão democrática?

Resumen

Em uma educação culturalmente centralizadora, o espaço para que pais e alunos possam participar ativamente das decisões costuma acontecer de forma lenta, pois a tendência é que tanto a direção da escola quanto os demais educadores mostrem-se um tanto fechados para essa mudança imaginando perderem o controle do espaço escolar e a autonomia na condução do processo educativo. Entende-se aqui como dever do Estado conscientizar os profissionais que atuam nas Unidades de Ensino Público para a abertura à  democratização do processo educativo e à cooperação cidadã, tendo em vista os benefícios que terá a comunidade escolar neste contexto. Tendo como referencial teórico autores como Dagmar M. Zibas, Vitor Henrique Paro, Stephen Ball, entre outros, o estudo chama a atenção para a importância da participação da comunidade escolar  no andamento diário das atividades durante o ano letivo a fim de proporcionar a democratização do processo pedagógico no intuito de se obter resultados de ensino/ aprendizagem mais efetivos e significativos. Chamando a atenção para a integração de pais, alunos e escola, conclui-se que gestão democrática deve ser entendida como espaço de deliberação coletiva e precisa ser assumida como fator de melhoria da qualidade da educação e de aprimoramento e continuidade das políticas educacionais, enquanto políticas de Estado articuladas com as diretrizes nacionais para todos os níveis e modalidades de educação.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola. Pais. Alunos.

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