A importância da mediação pedagógica transdisciplinar em EAD que se utiliza de imagens para a busca do conhecimento e da efetivação do aprendizado
Abstract
A aprendizagem torna-se mais significativa à medida que o estudante detém ferramentas que o auxiliem a assimilar o conteúdo, objeto de aprendizado, e que estas sejam motivadoras, inovadoras, de fácil e rápido acesso – quando se trata de ambientes virtuais de aprendizagem – e, que viabilizem a busca do conhecimento. Entretanto, para que o aprendizado aconteça, é necessário que a motivação e o estímulo estejam presentes, ainda mais tratando de EAD. Por isso, é necessário estimular o estudante de cursos virtuais, preparando o ambiente de aprendizagem com imagens e figuras sugestivas. Para isso, é preciso conceber os ambientes virtuais de aprendizagem como cenários permeados por fluxos em redes ou campos de ressonância, como novos espaços energéticos e vibracionais, permeados por interações de natureza biopsicossocial, político-cultural e espiritual, pois eles precisam ser trabalhados como cenários vivos onde interagem professores, alunos, instrumentos tecnológicos e digitais que colaboram significativamente para o alcance do objetivo maior da educação, que é a construção do conhecimento e, portanto, a aprendizagem.
Palavras-chave: Imagens. Transdisciplinaridade. Conhecimento e Ambiente Virtual.