O docente: um ser humano como profissional
Abstract
O presente artigo trata das relações entre a prática docente e a vida, período em que acontece, segundo alguns dos autores abordados, o conhecimento. A autora tece comentários sobre sua visão dos desafios necessários a uma prática docente na contemporaneidade, adotando termos oriundos das Ciências Sociais, da Arte, da Educação e da Física, para falar das rupturas realizadas nas ordens pedagógicas modernas de desequilíbrio do intelecto, da razão abstrata e da cognição em relação à sensibilidade, à imaginação, à criação coletiva e à festa, expressas na capacidade de resiliência, termo da física, que trata das metamorfoses necessárias ao viver. Passeia por inúmeros autores para falar da experiência de sentir, resiliente, afetiva, amorosa, estética e, portanto, ética, que permite simbolizar o encontro carnal com o real, que é a prática docente, e apreendê-lo pela sensibilidade. A autora deseja contribuir para que se possa voltar a se apaixonar pela prática docente, de vida, em toda a sua complexidade, amorosidade e movimento, deixando-se levar pelas inúmeras ondas quânticas cristalizadas nos corpos dos alunos, que atravessam caminhos e deixam, cada uma, em sua singularidade, os mistérios que tocam a vida em sua sacralidade.
Palavras-chave: Educação do sensível. Metamorfoses pedagógicas. Prática docente.