Comunicação, atuação e formação docentes no contexto da educação de jovens e adultos

Autores

  • Marcia Rejania Souza Xavier

Resumo

Os processos de comunicação têm relevância na forma de conhecer das pessoas. Amaioria dos cursos de formação de educadores prima pela infância e a adolescênciae por uma cultura que está longe de atender aos interesses de adultos analfabetos.No contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) manifesta-se a diversidadede processos relacionais e identitários que são significantes para a compreensão decomo as pessoas aprendem, ensinam e se comunicam. Muitas pessoas, que procurama escola quando adultos, já experimentaram a vida escolar antes e não forambem sucedidas. O retorno exige que a experiência, ora buscada, garanta a permanênciadesses estudantes na escola, bem como a continuidade dos estudos. Entendemosque a Comunicação Dialógica possibilita a problematização do processo educativo edos desafios vivenciados por educadores e educandos. O exercício de falar e pensarsobre o próprio fazer docente se constitui como processo de formação contínua deeducadores que possibilita a reorganização de uma prática educativa comprometidacom a superação de processos de subalternidade nesta modalidade de ensino.Possibilita, principalmente, a criação de contextos educativos a partir da interaçãoentre os diferentes sujeitos e seus respectivos contextos, no sentido de desenvolverintegração criativa, participação cooperativa e aprendizagem significativa.Palavras-Chave: Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Docência. ComunicaçãoDialógica. Aprendizagem Significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Edição

Seção

Artigos