A compreensão leitora em Dom Casmurro: uma análise polifônica pela semântica argumentativa
Abstract
Este trabalho baseia-se nos estudos de Oswald Ducrot (1983, 1987, 1988, 2005, 2008) e Marion Carel (2005, 2009), responsáveis por desenvolver a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS) como sucedânea à Teoria da Argumentação na Língua (ADL). O objetivo é analisar a obra machadiana “Dom Casmurro”, sob a perspectiva linguístico-discursiva, para propor uma compreensão leitora de cunho estruturalista, que postula ser o sentido argumentativo. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, mediante abordagem qualitativa para desenvolver a análise. O corpus consiste em três trechos da obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, os quais mencionam os olhos da personagem Capitu e de seu filho. A análise realizada mostra que a menção aos olhos, principalmente da personagem, conduz a uma obra polifônica, da qual são possíveis depreender e descrever vários sentidos (pontos de vista) por meio dos encadeamentos argumentativos (segmentos unidos por conectores donc ou pourtant). De cada trecho foram identificados os encadeamentos argumentativos e as possibilidades de serem “postos” pelo locutor como pontos de vista de enunciadores. A partir do movimento argumentativo construído pela palavra plena “olhos”, depreende-se que a personagem Capitu traíra Bentinho, no entanto, também é possível argumentar em prol da fidelidade, conforme o encadeamento argumentativo assumido mediante a compreensão leitora. Os três trechos analisados são significativos na condução do sentido global do romance, ao que se poderá por fim afirmar que a obra é polifônica e aceita ser interpretada/compreendida mediante diferentes aspectos dos blocos semânticos, conforme os conceitos sustentados pela ADL/TBS.
Palavras-chave: Teoria dos Blocos Semânticos. Sentido argumentativo. Compreensão leitora. Dom Casmurro.