Educação ambiental: reflexões a partir da práxis

Abstract

Este trabalho propõe uma reflexão a partir da práxis pedagógica envolvendo educação ambiental e seus desdobramentos. Emerge com base em alguns recortes históricos, teóricos e no estabelecimento das relações intrínsecas do cotidiano escolar e específico do processo ensino-aprendizagem formal. Enquanto proposição, objetiva refletir sobre a educação ambiental no campo escolar com enfoque na práxis pedagógica e seus desdobramentos. Enquanto componente de reflexão considera, a metodologia dialética, que concebe o “movimento” do mundo como contraditório, e nesse processo sinérgico, conecta-se por meio da interação e mediação ao cotidiano do educando. Neste universo, o educador atua e possibilita a apropriação e revisão de conceitos e realidades, das relações e saberes até então ignorados, seus fundamentos, aplicações e informações, traçando paralelos entre os conhecimentos científicos e empíricos.  Assim, os profissionais da educação de todas as áreas devem desenvolver atividades voltadas à compreensão dos desafios socioambientais, enfatizando alternativas e soluções com enfoque para a leitura crítica de mundo. Contudo, tais direcionamentos não devem ser pautados apenas sob o ponto de vista ecológico, mas consideradas suas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais, éticas, científicas e tecnológicas. É imprescindível considerar o envolvimento dos educandos nas propostas, pois o comprometimento será maior se assumir um viés participativo. Neste âmbito, o contato com atividades práticas propicia aos educandos instantes reflexivos e a apropriação de novos saberes que se desenrolam na realidade, e consequentemente, embasados e sustentados na experimentação.

Palavras-chave: Educação ambiental. Práxis pedagógica. Formação de professores.

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