Leitura de imagens para o entendimento do espaço geográfico

Abstract

Ler uma imagem é mais do que apreciar o seu sentido aparente, pois ela tem significado em uma construção histórica, em determinado momento e lugar. Quase sempre foi pensada e planejada para um dado objetivo. Ler criticamente uma imagem implica aprender apreciar, decodificar e interpretar, analisar tanto a forma, como sua estrutura e função. Da maneira como é apresentada ela permite, ou não, inferir e interferir na leitura e no entendimento dos sujeitos, principalmente quando se trata de escolares, cujos conteúdos representam situações concretas do cotidiano. Ao decidir por apresentar uma imagem ao leitor-aluno, o professor precisa considerar o conteúdo, a forma, o significado, o tempo e o espaço correspondentes. A questão central deste texto é evidenciar a importância do processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica na educação escolar: na relação pedagógica, nas implicações do enunciado do autor (da imagem) para o ponto de vista do leitor dela, no contexto do aluno e do conteúdo (tema abordado), na forma como se deve valorizar o tema representado e como ocorre essa relação de aprendizado com este leitor. Ou seja, trabalhar com as representações cartográficas de maneira que possibilitem estudar e aprender ler o mundo. Esta é uma discussão metodológica de ensino-aprendizagem por meio da linguagem cartográfica.

Palavras-chave: Educação. Linguagem. Imagem. Livro Didático.

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