Prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso na Escola Profissionalizante Senac / Concórdia, SC
Abstract
Este estudo trata de uma investigação relacionada às percepções dos docentes da educação profissionalizante, sobre suas práticas pedagógicas, com ênfase no curso técnico em enfermagem, ministrado pela instituição Senac de Concórdia, SC. A prática pedagógica investigada se constitui na oportunidade de os professores aperfeiçoarem-se continuamente. Produz-se a ideia de que todo trabalho pedagógico se fundamenta em pressupostos de natureza filosófica. Os dados foram coletados por meio de um questionário, abordando percepções sobre o perfil profissional dos professores e questões investigativas sobre competências requeridas para o desenvolvimento profissional do docente, além de opiniões em relação à educação continuada, competências e necessidades dos docentes para a educação profissionalizante. Os resultados sugerem que as práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais possuem embasamento técnico, sustentado pelo desenvolvimento das competências profissionais de cada indivíduo. Os professores buscam constantemente a formação continuada e a instituição oferece aos docentes formação, que permite à equipe ampliar e desenvolver suas competências e seus conhecimentos. Conclui-se que os professores, por meio de suas práticas, influem positivamente na formação dos futuros profissionais. Ainda, a formação profissional não finda com a conclusão de um curso. Ou seja, os professores, como os profissionais formados por eles, necessitam atualizar seus conhecimentos de forma constante, contribuindo na ampliação de suas capacidades à sua prática.
Palavras-chave: Educação profissional. Práticas pedagógicas. Percepção dos professores.