A qualidade das interações nos cursos de educação a distância do ensino superior: desafios à docência

Abstract

A história da Educação a Distância (EaD) passou por várias fases até chegar aos dias atuais –mediação online com o uso da internet. De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância – Censo de 2008 – existem, praticamente, 30 mil profissionais docentes (incluindo professores, coordenadores, produtores de conteúdo, monitores, tutores e similares) trabalhando em EaD no Brasil. Qual o papel/função do professor na EaD? O professor está preparado para este modelo de educação? Estas parecem ser questões bastante presentes nas diversas pesquisas sobre o tema e que sempre sucitará discussões. Neste estudo abordaremos a qualidade das interações existentes entre professor/aluno, aluno/aluno e aluno/professor, num ambiente dinâmico e flexível, podendo entender e perceber como o design dos cursos de ensino superior a distância – seus regimes de funcionamento, acompanhamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem – pode favorecer e/ou interferir na qualidade das interações dos participantes e no trabalho online do docente. O conceito de ecologia cognitiva vem ao encontro do foco desta pesquisa, sendo a cognição coletiva o ponto forte na EaD. O aprendizado coletivo ganha nova dimensão, desafiando o professor a abandonar sua forma de estar em sala de aula enquanto “transmissor de informações”, assumindo a postura de um mediador do processo de ensino e aprendizagem, colaborando na construção do conhecimento de seu aluno. 

Palavras-Chave: Interações. Educação a Distância. Ensino Superior.

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