Do isolamento docente aos diálogos colaborativos: espaços e tempos do Projeto Línguas e Educação

Autores

  • Luciana Mesquita Silva Universidade de Aveiro

Resumo

Interação, relação, abertura, partilha. Se estas palavras são correntes no discurso educativo atual, importa deslindar os significados que são construídos na prática de experiências que se propõem colaborativas. Procurando compreender em que medida a manifestação concreta destas palavras relaciona-se com o desenvolvimento profissional daqueles que as utilizam, este estudo assume duas finalidades: (a) perspectivar o trabalho colaborativo como um espaço-tempo propício a diálogos (reais e virtuais) assentes na valorização do conhecimento construído nas diferentes esferas do campo educativo (escolas, universidades, centros de formação docente) e (b) apresentar uma proposta portuguesa para a operacionalização de tais diálogos, o Projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação (PTDC/CED/68813/2006 / FCOMP-01-0124-FEDER-007106), recorrendo, para tal, à voz de duas de suas participantes.

Palavras-chave: Trabalho colaborativo. Desenvolvimento profissional. Concepções docentes.

 

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Biografia do Autor

Luciana Mesquita Silva, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Didáctica e Formação pela Universidade de Aveiro.

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Publicado

2011-08-31

Edição

Seção

Artigos