A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS; RECONSTRUÇÃO TEÓRICA A PARTIR DO PRIMADO DOS DIREITOS SOBRE OS DEVERES EM BOBBIO

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC

Resumo

A questão dos diretos humanos na história sempre representou uma questão polêmica e complexa por dois motivos, a saber: a) pela dificuldade de estabelecer quais direitos devem ser garantidos, quem deve ter acesso e de qual forma; b) pela própria dialética dos direitos que fazem com que novas discussões, fruto do momento histórico, possibilitem o surgimento de novos direitos. Entendendo essa dinâmica dos direitos humanos, o artigo pretende construir uma discussão sobre duas dinâmicas representadas pela relação entre direitos e deveres e, pela origem histórica dos direitos humanos. A discussão é pautada por uma reconstrução teórica dos conceitos desenvolvidos pelo cientista político Norberto Bobbio, que possibilita inferências e apontamentos sobre a questão dos direitos humanos. Portanto, através de uma abordagem crítica sobre os direitos humanos, lançaremos pressupostos que nos habilitam entender a importância de instituições que legitimam e protegem os direitos dos indivíduos.

Palavras-chaves: Direitos. Deveres. Indivíduo. Igualdade. Liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Downloads

Publicado

2014-11-20

Como Citar

Trevisol, M. G. (2014). A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS; RECONSTRUÇÃO TEÓRICA A PARTIR DO PRIMADO DOS DIREITOS SOBRE OS DEVERES EM BOBBIO. Unoesc International Legal Seminar, 725–738. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/4416

Edição

Seção

Direitos Fundamentais Sociais