A DIMENSÃO FÁTICA DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DOS DIREITOS SOCIAIS.

Autores/as

  • Antonio Cesar Trindade UNOESC
  • Rogerio Gesta Leal unoesc

Resumen

Relacionada com o atributo preponderante dos direitos sociais, qual seja, a necessidade de prestações por parte do Estado, surge a questão da efetiva disponibilidade do seu objeto, isto é, necessário se faz perquirir se o destinatário da norma (Estado) se encontra em condições de dispor da prestação reclamada, visto que existe uma dependência entre a prestação estatal e a existência de meios (jurídicos e financeiros)  que possibilitem ao Estado cumprir sua obrigação. Há de se ter presente que a concretização dos direitos sociais tem um custo, o qual é suportado pela sociedade principalmente por meio dos tributos.  O dever constitucional do Estado brasileiro de respeito com a eficiência no dispêndio dos recursos públicos é hodiernamente uma exigência, assim como o planejamento das ações do Estado mediante a racionalização no uso dos seus recursos, é uma necessidade. PALAVRAS-CHAVE: Direitos Sociais, Reserva do Possível, Políticas Públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgilio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2011.

AMARAL, Gustavo. Interpretação dos Direitos Fundamentais e Conflitos entre Poderes. In. TORRES, Ricardo Lobo. (org). Teoria dos Direitos Fundamentais. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro.15.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

BARCELLOS. Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: O princípio da dignidade da pessoa humana. 3. ed. Revista e atualizada. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

BARCELLOS, Ana Paula. Constitucionalização das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais; o controle político-social e o controle jurídico no espaço democrático. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (org). TIMM, Luciano Benetti. (org). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2010.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 27ª. ed. atualizada. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2012.

BUCCI. Maria Paula Dallari (org). Políticas Públicas; reflexos sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva. 2006.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva. 2002.

CALIENDO, Paulo. Reserva do possível, direitos fundamentais e tributação. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (org). TIMM, Luciano Benetti. (org). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2010.

FIGUEIREDO, Mariana Filchtiner. SARLET, Ingo Wolfgang. Reserva do possível, mínimo existencial e direito à saúde: algumas aproximações. . In: SARLET, Ingo Wolfgang. (org). TIMM, Luciano Benetti. (org). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2010.

LEDUR, Jose Felipe. Direitos fundamentais sociais: efetivação no âmbito da democracia participativa. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

PAULSEN, Leandro. Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional à luz da doutrina e da jurisprudência. 12. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora: 2010.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos Fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

SCAFF, Fernando Facury. Sentenças Aditivas, direitos sociais e reserva do possível. In: SARLET, Ingo Wolfgang. (org). TIMM, Luciano Benetti. (org). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2010.

TIMM. Luciano Benetti. Qual a maneira mais eficiente de prover direitos fundamentais: uma perspectiva de direito e economia? In: SARLET, Ingo Wolfgang. (org). TIMM, Luciano Benetti. (org). Direitos fundamentais: orçamento e “reserva do possível”. 2. ed. rev. e amp. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora. 2010.

Publicado

2014-11-20

Cómo citar

Trindade, A. C., & Leal, R. G. (2014). A DIMENSÃO FÁTICA DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO DOS DIREITOS SOCIAIS. Unoesc International Legal Seminar, 677–692. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/4391

Número

Sección

Direitos Fundamentais Sociais