O DIREITO À EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: A NECESSIDADE DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Abstract
O presente artigo tem por tema o direito à educação na sociedade da informação e a necessidade de ampliação da interpretação do mencionado direito a fim de que este respalde também a inclusão digital, mecanismo de inclusão social. A sociedade nas últimas décadas vem passando por inúmeras transformações decorrentes de processos como a globalização e o avanço tecnológico. Essas mudanças exigem uma análise das estruturas vigentes a fim de adaptá-las a contemporaneidade, razão pela qual, optou-se pela análise do direito à educação na perspectiva da sociedade da informação. O problema fundamental do trabalho é centrado em buscar compreender como deve ser interpretado o direito à educação na sociedade da informação e de que maneira a inclusão digital acarretará a minimização da exclusão social. Dessa forma torna-se importante considerar o preceituado nos textos legislativos, interpretando-os na perspectiva dos avanços tecnológicos e suas consequências sociais, além da análise da evolução dos Direitos Humanos nesse contexto. O método utilizado foi o dedutivo e o procedimento de pesquisa o bibliográfico.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Globalização. Inclusão Digital. Sociedade da informação. Direito à educação.