A AGÊNCIA INTERESSADA E CAPAZ: PRESERVAÇÃO DA IMANÊNCIA HUMANA NO CONTEXTO DAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Gina Marcílio Pompeu unifor
  • Natercia Sampaio Siqueira Universidade de Fortaleza

Resumo

O presente trabalho trata da ambivalência da liberdade e dos desafios que traz às democracias contemporâneas, sob o propósito de preservar o que há de mais elementar à natureza humana: a autenticidade na construção da história de vida. Para tanto, em um primeiro momento, trata-se das alterações que os modelos de Estado sofreram do liberalismo burguês ao pós segunda guerra. A partir da abordagem histórica, ressalta-se que a liberdade tem recebido diferentes conteúdos: da perspectiva negativa à das capacidades. É o momento em que se trabalha a liberdade como a faculdade de construir e vivenciar um projeto de vida pertinente à história de cada pessoa, quando se depara com a polaridade da capacidade: ao passo que é fundamental à realização da liberdade, o seu uso indiscriminado gera o risco da destruição da liberdade. Ao final, o presente trabalho conclui que a liberdade deve ser trabalhada no esforço de equilíbrio entre suas diversas concepções, ao invés de se insistir em enfoque unilateral de uma das concepções pela qual é compreendida.   

Palavras-chaves: Liberdade. Capacidades. Equilíbrio na Democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gina Marcílio Pompeu, unifor

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional, Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Centro de Estudos Latino-Americanos – CELA, da Universidade de Fortaleza

Natercia Sampaio Siqueira, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Direito Tributário pela Universidade de minas Gerais. Doutorado em direito Constitucional pela Unifor. professora da graduação, do mestrado e do doutorado em Direito Constitucional da Unifor. Procuradora do Município de Fortaleza.

Referências

BALEEIRO, Aliomar. Limitações constitucionais ao poder de tributar. Atualização e complemento de Misabel Abreu Machado Derzi. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

DWORKIN, Ronald. Justice for hedgehogs. Cambridge: Havard University Press, 2011.

______. O império do Direito. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. Uma questão de princípio. Tradução: Luís carlos Borges. São paulo: martins Fontes, 2000.

HUGON, Paul. História das doutrinas econômicas. São Paulo: Atlas, 1995.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

KYMLICKA, Will. Filosofia política contemporânea. Tradução: Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

OTERO, Paulo. Instituições políticas e constitucionais. Coimbra: Almedina, 2007, v. I.

RAWLS . The priority of right and ideas of the good.In: FREEMAM, Samuel (Org.). John Rawls: collect papers.Cambrigde: Haward University Press, 1999d. p. 449-472.

SEN, Amarthya. The idea of justice. Massachusetts: Haverd Univerty Press, 2009.

SMITH, Adam. The wealth of nations.NY: Bantam Dell, 2003.

Downloads

Publicado

2014-02-25

Como Citar

Pompeu, G. M., & Siqueira, N. S. (2014). A AGÊNCIA INTERESSADA E CAPAZ: PRESERVAÇÃO DA IMANÊNCIA HUMANA NO CONTEXTO DAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS. Unoesc International Legal Seminar, 7–20. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/3978