ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES SOBRE TRABALHO E CARREIRA PROFISSIONAL

Autores/as

  • Ana Leticia Mandrik Universidade do Contestado - UnC
  • Natalie Majid Cantão
  • Liani Maria Favretto Hanauer "Universidade do Contestado"

Resumen

A construção da carreira profissional acontece anteriormente ao ingresso no mundo do trabalho; por esse motivo, os estudos e a escolha de uma profissão estão diretamente relacionados ao futuro profissional. Nesse sentido, por meio do presente estudo, visou-se conhecer o perfil dos alunos ingressantes no ensino médio; compreender a finalidade do ensino médio para esses jovens; conhecer o significado do trabalho atribuído por eles, além de identificar suas perspectivas de carreira e vida pessoal. Para tratar dos aspectos que compõem a problemática da investigação e como meio de atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de campo. Foi utilizado como recurso metodológico um questionário, aplicado a 622 alunos dos primeiros anos do ensino médio de cinco escolas estaduais do Município de Concórdia, SC. Os resultados do estudo mostram, quanto ao perfil, que as idades dos entrevistados são entre 14 e 17 anos; 42,12% estudam no período matutino. Quanto ao gênero, 41,32% são do sexo feminino, 49,35%, do sexo masculino e 9,33% não responderam. No que se refere à finalidade do ensino médio, um número significativo de jovens considera que é para os preparar para o mercado de trabalho e para o vestibular. Quanto às perspectivas após concluírem o ensino médio, 36,20% pretendem inserir-se no mercado de trabalho, enquanto 35,65%, buscar um curso superior. Quando indagados se já pensaram sobre a escolha de uma profissão, 55,62% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 44,38% nunca pensaram. Outro aspecto identificado na pesquisa foi sobre o significado do trabalho, no qual se evidenciou que 32,24% o definiram como Sustento, 12,40% o consideram Independência, 10,70%, como Aprendizagem/Experiência, e 7,96% dos entrevistados apontaram a alternativa Responsabilidade. A partir dos dados apresentados, o Projeto de Extensão Serviço de Informação e Orientação Profissional (SIOP) da Universidade do Contestado, Campus de Concórdia, realizou ações que auxiliaram os jovens a conhecerem algumas profissões e apresentou informações sobre o mundo do trabalho.

Palavras-chave: Adolescente. Carreira. Orientação profissional. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-08-26