PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Authors

  • Rejane Salete Vogt Rejane Salete Vogt

Abstract

O processo de globalização tem proporcionado avanços nos mercados de trabalho e tem exigido profissionais com diferentes competências. Nesse sentido, a busca por processos de ensino-aprendizagem diferenciados que integrem a teoria abordada em sala de aula a atividades práticas voltadas à realidade empresarial proporciona aos acadêmicos uma mellhora no seu desempenho profissional. Dessa forma, as práticas desenvolvidas no estágio supervisionado têm por objetivo apresentar aos acadêmicos conhecimentos práticos sobre a realidade empresarial, por meio de registros fiscais, contábeis, recursos humanos e patrimoniais abordados na teoria ao longo do Curso de Ciências Contábeis. Na metodologia de ensino-aprendizagem utilizada no laboratório de informática, o acadêmico é desafiado dia a dia a reviver os conceitos estudados ao longo do Curso para aplicá-los com auxílio de um software. Nesse contexto, são simuladas todas as rotinas de uma empresa prestadora de serviços contábeis, e o acadêmico se sente inserido no mercado de trabalho como se estivesse à frente de uma empresa real. O acadêmico tem como atribuição a elaboração da documentação para a constituição de empresa, seus documentos de compra e venda de mercadorias, contratação e demissão de funcionários, controle de estoque, folha de pagamento e registro patrimonial. Ao final da atividade, o discente é estimulado a apresentar os aspectos que contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional durante a realização da atividade, bem como termos de aprendizagem e vinculação da teoria com a prática. Os resultados apontam que a vivência dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis na realização da atividade de estágio supervisionado proporciona uma facilidade de vinculação da teoria com a prática ao associarem suas vivências diárias no laboratório de informática com as experiências de sala de aula em outras disciplinas. Nesse sentido, conclui-se que é possível considerar que os acadêmicos que passam por esse processo apresentam melhores desempenhos.

Palavras-chave: Estágio supervisionado. Teoria e prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-08-26