AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA
Abstract
No ensino superior a situação da escolha profissional ainda é um dilema, pois o jovem, no processo de escolha profissional, sofre influências sociais e, muitas vezes, não tem clareza sobre suas possibilidades. Compreender os conceitos de autoeficácia na escolha profissional permite que se entenda uma variável psicológica determinante à escolha profissional e como se pode melhorar o desenvolvimento dos estudantes do ensino superior por meio dela. No artigo se relatam os resultados da pesquisa realizada com estudantes dos Cursos de Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, cujo objetivo foi identificar a autoeficácia na escolha da profissão em uma instituição de ensino superior privada do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de estudo de caso único, caracterizado como pesquisa descritiva. Foram ouvidos 40 estudantes ingressantes no segundo semestre de 2015, sendo 18 de Arquitetura e Urbanismo e 22 de Engenharia Mecânica. Os sujeitos dessa pesquisa foram escolhidos por critérios de conveniência e acessibilidade. Quanto às ferramentas de coleta de dados, foram utilizados dois testes psicométricos: a Escala de Autoeficácia para a Escolha Profissional (EAE-EP) e o Questionário de Avaliação Tipológica (Quati). A análise e interpretação dos dados ocorreu de acordo com o manual de interpretação de cada teste, de forma quantitativa. Por meio deste estudo foi possível identificar as variáveis relacionadas à autoeficácia e ao perfil do aluno ingressante, tratando a evasão na forma de prevenção, buscando analisar cada estudante, caracterizando suas dificuldades e prevenindo futuras evasões durante o processo de desenvolvimento acadêmico, por meio de ferramentas da área da Psicologia. Em paralelo, o estudo contribui para as áreas da Educação, da Administração e da Psicologia.
Palavras-chave: IES. Evasão no ensino superior. Testes psicológicos. Autoeficácia.