PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA: TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL DA SOCIEDADE

Autores

  • Elizandra Iop
  • Rodrigo Goldschmidt

Resumo

O propósito fundamental deste estudo é a análise da  precarização do trabalho docente e a perspectiva da garantia da dignidade humana. O trabalho, na sociedade contemporânea, não garante a produção do espírito humano, tendo por foco principal o desenvolvimento do capital, sendo considerado, então, um trabalho precarizado, posto que aliena o professor em vez de promover o princípio da dignidade humana. Nesse sentido, discutem-se ações afirmativas que garantam o princípio da dignidade humana ao profissional da educação, pois o trabalho não pode ser concebido apenas enquanto meio para o desenvolvimento econômico, e sim o desenvolvimento econômico ser um meio para o trabalho emancipar o homem, realizando sua função social.

Palavras-chaves: Trabalho docente. Princípio da dignidade humana. Precarização. Flexibilização

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Publicado

2012-12-19

Como Citar

Iop, E., & Goldschmidt, R. (2012). PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA: TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO ATUAL DA SOCIEDADE. Simpósio Internacional De Direito: Dimensões Materiais E Eficaciais Dos Direitos Fundamentais, 2(2), 592–610. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/simposiointernacionaldedireito/article/view/2449