CONTROLE GERENCIAL DO SETOR DE SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE BARRACÃO, RS

Autores

  • Adriano Roberto Doré Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Olivia Tomasia de Oliveira
  • Serlize de Favare

Resumo

Com este estudo, teve-se como objetivo identificar o uso dos controles gerenciais nos estoques, nos custos, nas despesas e no fluxo de caixa das micro e pequenas empresas supermercadistas do Município de Barracão, no Estado do Rio Grande do Sul. É uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os proprietários de quatro empresas supermercadistas, sendo uma microempresa e três empresas de pequeno porte. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análises qualitativas, quantitativas e tabulação por intermédio de planilha eletrônica. Os resultados evidenciaram que as empresas realizam o controle gerencial usando planilhas do Excel e outros controles informatizados, mas esses controles são insuficientes para atender a todos os setores da organização. Sem controle efetivo que unifique todas as informações acerca da empresa, os administradores necessitam buscar capital de terceiros para cumprir com suas obrigações, o que causa um grande impacto financeiro e impede a expansão das micro e pequenas empresas supermercadistas. O controle gerencial disponibiliza informações precisas, confiáveis e em tempo hábil, para que os gestores consigam tomar decisões, garantindo a permanência e o crescimento das empresas no mercado, por isso, recomenda-se que ele seja implantado nas empresas pesquisadas.

Palavras-chave: Controle gerencial. Micro e pequenas empresas. Supermercados.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Doré, A. R., Tomasia de Oliveira, O., & de Favare, S. (2015). CONTROLE GERENCIAL DO SETOR DE SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE BARRACÃO, RS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8328

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino