MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS – UMA ATIVIDADE PRÁTICA

Autores

  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)
  • Michele Gaboardi ucas Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.
  • Rafael Klein Moreschi Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.
  • Josiane Weber Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.
  • Carolini D. M. Scheffer Demeterko Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Resumo

Entre as disciplinas optativas do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, a disciplina de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional se destaca por ter um enfoque voltado para a gestão de pessoas, tendo como objetivo fornecer instrumentos de análise sistêmica que possibilitem compreender os paradigmas e as práticas que norteiam a gestão do conhecimento e da aprendizagem em ambiente organizacional. O tema da gestão das competências foi um dos assuntos estudados na disciplina, sob a perspectiva daquelas requeridas pelas organizações. Para atingir o objetivo desse componente curricular, uma das atividades práticas realizadas foi uma entrevista com candidato a deputado federal, com o intuito de mapeamento de suas competências. Primeiramente, antes da entrevista propriamente dita, foi feito um levantamento com base na descrição do perfil e na legislação prevista pelo Congresso Nacional de quais seriam as competências necessárias para o exercício do mandato de deputado federal. Em seguida, com as competências em mãos, foi organizado coletivamente um roteiro de entrevista pautado pelas dimensões das competências: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias. Definiu-se, também, o nível de proficiência desejado para cada competência listada. Convidou-se um candidato que prontamente se dispôs a cooperar com a atividade de aprendizagem, e realizou-se a entrevista. Ela teve a duração de duas horas e a interação entre alunos, professora e entrevistado foi intensa. Como resultados, foram mapeadas as competências atuais do candidato ao cargo, bem como aquelas que demandariam desenvolvimento e ação da gestão organizacional. Também se evidenciou, na avaliação da atividade, que os conceitos de competência e do seu mapeamento foram assimilados, além da atividade de contribuir com a formação da cidadania.

Palavras-chave: Competências. Mapeamento. Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Michele Gaboardi ucas, Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Psicóloga. Mestranda em Administração Unoesc.

Rafael Klein Moreschi, Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Mestrando em Administração.

Josiane Weber, Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Mestranda em Administração.

Carolini D. M. Scheffer Demeterko, Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Mestranda em Administração.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Filippim, E. S., Gaboardi ucas, M., Klein Moreschi, R., Weber, J., & Scheffer Demeterko, C. D. M. (2015). MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS – UMA ATIVIDADE PRÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8188

Edição

Seção

Chapecó - Ensino