MODELO DE ARQUITETURA DE SISTEMAS EMBARCADOS PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS DE ASA FIXA

Autores

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Gustavo Felipe Plattau Unoesc

Resumo

Com a crescente utilização de veículos aéreos não tripulados (VANTs) para fins civis no mercado brasileiro e mundial e considerando a importância destes na área de pesquisas aeronáuticas, identificou-se a necessidade de entender melhor o funcionamento desses sistemas de um ponto de vista mais técnico. Assim, com o presente trabalho, propôs-se um estudo sobre os sistemas embarcados mínimos necessários para a realização de um voo completo e autônomo de um mini VANT. Realizou-se uma revisão bibliográfica contemplando o estado da arte sobre sistemas embarcados, na qual abordaram-se as principais literaturas técnicas e especializadas sobre o assunto, as características técnicas dos sistemas de medição dentro dos seus devidos parâmetros de funcionamento e a identificação dos sistemas embarcados para a função de monitoramento e controle. Visando atender aos parâmetros do mini VANT denominado Protótipo Alfa 1, desenvolvido em convênio com a Unoesc/Sebrae/Fapesc/Programa Sinapse da Inovação, destinado ao Monitoramento Fluvial, conseguiu-se, a partir da revisão bibliográfica e pesquisa de mercado, identificar os principais sistemas embarcados comercialmente disponíveis, com suas características técnicas e custos, além de sistemas necessários para a integração dos sensores. Assim, conclui-se o trabalho com uma proposta de arquitetura de VANT que, além de atender às exigências e dimensões da aeronave, satisfaz as funções requeridas desta.

Palavras-chave: Sistemas embarcados. VANT. UAV.

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Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zaions, D. R., & Plattau, G. F. (2015). MODELO DE ARQUITETURA DE SISTEMAS EMBARCADOS PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS DE ASA FIXA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8182

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa