MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO PERÍODO DE 2005 A 2015
Resumo
Os valores relacionados à sustentabilidade evoluíram de um interesse marginal para o centro de interesse da sociedade. Há o entendimento entre teóricos da área que o debate sobre a sustentabilidade deve se estreitar com as questões relativas à educação. Assim, objetivou-se, com este estudo, analisar a produção científica sobre a temática educação para a sustentabilidade a partir do mapeamento de artigos publicados no período de 2005 a 2015. Para alcançar o objetivo proposto foi conduzida uma pesquisa bibliográfica. A identificação e a caracterização dos estudos que contemplam a temática abordada foram feitas a partir da análise do conteúdo apresentado em periódicos disponíveis nas principais bases de dados conhecidas (Ebsco, Spell, Scielo). A análise dos dados foi realizada com o auxílio de representações visuais, como gráficos e tabelas, e com o uso predominante da estatística descritiva. Os resultados parciais evidenciam que as publicações sobre o tema educação para a sustentabilidade ainda se mostram tímidas, considerando que foram encontrados oito artigos na base de dados Spell, 13 artigos na base de dados Scielo e nove artigos encontrados na base de dados Ebsco. No momento, os artigos estão sendo analisados e as informações referentes ao tema, método, autores, instituições e resultados estão sendo cadastradas em tabelas específicas. Os resultados encontrados até o momento permitem concluir que os estudos sobre educação para a sustentabilidade abordam horizontes distintos, iniciando com o contexto da educação básica, passando pela educação superior e atingindo também o ambiente organizacional.
Palavras-chave: Educação. Sustentabilidade. Pesquisa bibliográfica.
Fonte de Financiamento: Projeto Uniedu