DESAFIOS PARA O ASSOCIATIVISMO DE BASE TERRITORIAL: O CASO DO PROJETO TRANÇAS DA TERRA

Autores

  • Ana Lúcia Behrend Listone Unoesc
  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Resumo

Partindo da premissa de que o associativismo consiste em importante estratégia para o desenvolvimento sustentável, teve-se como objetivo central neste artigo descrever o Projeto Tranças da Terra observando se ele pode contribuir para o desenvolvimento da região Meio-Oeste de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa se define como qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista, a observação direta e o estudo de documentos. A investigação bibliográfica e a pesquisa de campo foram utilizadas para a análise desse caso. A análise se pautou pela descrição e interpretação dos dados colhidos sobre o caso e teve duas frentes de investigação: a bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica consultou a literatura sobre os temas: desenvolvimento sustentável, artesanato, território, governança territorial e indicação geográfica. Para a coleta de dados, foram realizadas a busca, a leitura e a análise de textos, reportagens, atas e demais documentos referentes ao Projeto Tranças da Terra no período de sua existência (2006 a 2014). Os dados coletados nas diferentes frentes foram analisados por meio de recursos interpretativos, cotejando-os com a revisão bibliográfica realizada. Entre os principais resultados, apurou-se que de fato o Projeto Tranças da Terra contempla fortemente elementos das dimensões ambiental e social da sustentabilidade, faltando, contudo, a observação de metas da dimensão econômica da sustentabilidade de forma a viabilizar e dar permanência ao Projeto.

Palavras-chave: Artesanato. Desenvolvimento. Associativismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Behrend Listone, Unoesc

Graduada em Administração (Comércio Exterior)

Foi boslsita iniciação científica Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina.

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Behrend Listone, A. L., & Filippim, E. S. (2015). DESAFIOS PARA O ASSOCIATIVISMO DE BASE TERRITORIAL: O CASO DO PROJETO TRANÇAS DA TERRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7684

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa