O DESIGN DE INTERAÇÃO COMO AGENTE PROPULSOR DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS POR MEIO DA DIVERSÃO
Resumo
A preocupação com o meio ambiente é urgente e inadiável. Prova disso é o grande destaque que o tema sustentabilidade está ganhando no contexto mundial. Porém, como esse é um tema relativamente recente, percebeu-se que uma das maneiras de disseminar a preocupação em proteger o meio ambiente é por meio da conscientização. Considerando que uma das responsabilidades do designer é a de inovar, este projeto teve como premissa uma maneira criativa de conscientizar. O diferencial aplicado neste trabalho é o de propulsionar atitudes sustentáveis. Uma maneira de se colocar isso em prática é por meio do design de interação com foco na diversão. Com essa proposta, buscou-se, no decorrer do projeto, encontrar meios de unir o design de interação com a diversão, para criar uma solução eficaz para uma campanha de sustentabilidade. Por intermédio de pesquisas de referencial teórico e da aplicação de uma metodologia de design proposta por Munari (1998), elencaram-se os principais problemas ambientais, bem como pesquisas sobre design de interação, design emocional ligado à diversão e similares disponíveis no mercado. Em consequência dessas pesquisas, pôde-se chegar a uma alternativa lúdica que cumpre os requisitos propostos nos objetivos do projeto. A alternativa escolhida resultou em uma lixeira lúdica para coleta seletiva que interage com as pessoas por meio do toque e da reprodução de sons, dessa forma, despertando atenção e propulsionando a coleta seletiva do lixo de uma forma divertida. As pesquisas do referencial teórico foram assimiladas com o resultado final deste trabalho, no qual se pode considerar que a solução encontrada está de acordo com as condições propostas nos objetivos do projeto.
Palavras chave: Design de interação. Sustentabilidade. Coleta seletiva.