A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: O DESENVOLVIMENTO E SEUS CONCEITOS BÁSICOS
Resumo
A psicologia e a educação estão interligadas, bem como o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Por meio de uma pesquisa qualitativo-descritiva, é observável que no ambiente escolar acontecem os maiores avanços psicológicos, intelectuais e sociais de uma criança. Os processos de aprendizagem não provém somente de questões orgânicas, mas da necessidade de responder a estímulos do ambiente físico e mental. Com capacidade para ordenar sistemas e compreender as operações básicas (adição, subtração e junção de letras para formar palavras e frases) uma criança de sete anos passa por algumas mudanças na sua percepção, alterando seu vínculo de convivência e conhecendo um mundo novo, através da leitura. A aprendizagem não é o desenvolvimento em si, mas uma organização que ativa os processos mentais e conduz o desenvolvimento. Utilizando os conceitos de percepção, memória e assimilação, a criança desenvolve sua aprendizagem e elabora conjuntamente o seu desenvolvimento social. A participação da família e da escola nessa fase é decisiva, os pais desenvolvem características da personalidade dos filhos, delineando seu comportamento diante da religião, da cultura e dos mitos escolhidos, e a escola entra em processo complementar na produção da identidade social da criança, fazendo com que ela se prepare para a dimensão e para o sucesso do futuro. A psicologia como ciência tem muito a contribuir para o norteamento da intervenção da escola e da família na vida da criança, pois ela oferece diversas teorias que vêm para explicar comportamentos e desenvolvimentos normais e anormais, auxiliando no processo de aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Escola. Personalidade.