AUTOCONCEITO E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
Resumo
A adolescência é um período de transição caracterizado pelas mudanças que ocorrem nessa etapa do desenvolvimento, influenciando diretamente os aspectos físicos, cognitivos e emocionais, além de se constituir por uma fase de organização emocional, certa turbulência e instabilidade que está sendo influenciada diretamente pelo processo biopsíquico que está em mudança. Além das mudanças biológicas, na adolescência também ocorrem as mudanças de papéis, de ideias e de atitudes, bem como a aquisição da imagem corporal definitiva e a estruturação final da personalidade. Nesse período de desenvolvimento o adolescente pode passar por momentos de desequilíbrio e instabilidades extremas, sentindo-se, muitas vezes, inseguro, confuso e até mesmo incompreendido pelos pais e professores, fato que poderá influenciar diretamente em seu repertório de habilidades sociais bem como em seu autoconceito, influenciando seus comportamentos, condutas e relacionamentos sociais. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o nível do autoconceito e das habilidades sociais dos adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). Fizeram parte enquanto sujeitos cinco adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa no Casep com idades entre 14 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil (EAC-IJ), o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e uma entrevista semiestruturada. O presente estudo verificou que apesar de os adolescentes possuírem um autoconceito alto, de maneira geral apresentaram um baixo repertório em habilidades sociais, confirmando o que já foi descrito pela literatura no que se refere aos adolescentes em conflito com a lei.
Palavras-chave: Adolescentes. Conflito com a lei. Autoconceito. Habilidades sociais.