PSICOEDUCAÇÃO ENQUANTO TÉCNICA DA TEORIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC
  • Ana Paula Rosa
  • Karina Quioca
  • Mirian Gregório Ferreira
  • Rafaella Andressa Baretta

Resumo

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um referencial teórico da
Psicologia definida como uma abordagem breve e que tem como objetivo a intervenção em pensamentos, emoções e comportamentos considerados disfuncionais. A possibilidade de realizar um tratamento breve, eficaz e de custos reduzidos faz com que a TCC tenha cada vez mais adeptos. Neste sentido, o componente curricular Técnicas Psicoterápicas I, adquire relevância acadêmica, considerando a necessidade de formar profissionais psicólogos capazes de atrelar conhecimentos teóricos e práticos, por meio de preceitos técnicos e éticos. Diante das inúmeras ferramentas psicológicas oferecidas
pela Teoria Cognitivo Comportamental, destaca-se a psicoeducação. Esta, consiste em uma modalidade de intervenção psicossocial que se caracteriza por informar ao paciente dados sobre o seu diagnóstico abrangendo a etiologia, o funcionamento, o tratamento mais indicado e o prognóstico, entre outras informações, tornando o paciente um colaborador ativo, aliado dos profissionais de saúde. Por meio da disciplina, foi oportunizado aos acadêmicos a realização de uma atividade cujo objetivo foi; partindo do pressuposto de que as cognições gerenciam as emoções e os comportamentos; desenvolver um material de cunho orientativo para um grupo específico da sociedade e através de parcerias ou mídias afins, socializassem este material com o objetivo de psicoeducar este grupo sobre a temática escolhida, auxiliando o grupo na identificação de comportamentos e pensamentos distorcidos/ disfuncionais e que acabam gerando aflição e sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Sehnem, S. B., Rosa, A. P., Quioca, K., Ferreira, M. G., & Baretta, R. A. (2016). PSICOEDUCAÇÃO ENQUANTO TÉCNICA DA TEORIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10677

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>