PROVA DE DESEMPENHO DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA (PDFC) NO RAMO DE SERVIÇOS

Autores

  • Bárbara Pelisser Giaretta Unoesc Chapecó
  • Sayonara de Fátima Teston

Resumo

Introdução: Os profissionais do ramo de serviços enfrentam desafios para alcançar soluções inovadoras. Esse ramo
exige rápidas e constantes adaptações para gerir pessoas, adotar recursos tecnológicos e executar um
planejamento assertivo. Uma das competências que pode auxiliar esses profissionais em suas atividades cotidianas
é a flexibilidade cognitiva (FC). A FC é um processo mental que auxilia a expressão de comportamentos voltados
para a tomada de decisões com foco em solução criativa e assertiva de problemas. Objetivo: Neste contexto,
estabelecemos como objetivo de investigação levantar os índices de FC de profissionais que trabalham no ramo de
serviços. Método: Realizamos um estudo quantitativo, descritivo e transversal utilizando o método survey. O
instrumento incluiu dados sociodemográficos anônimos e a Prova de Desempenho de Flexibilidade Cognitiva
(PDFC). Coletamos dados entre junho e agosto de 2023 com auxílio de estudantes e professores. Utilizamos escala
Likert de 7 pontos. Buscamos entrevistados matriculados em cursos superiores e trabalhando no setor de serviços de
Chapecó ou região. Obtemos 426 respostas válidas. Para análise, seguimos estas etapas: inversão de itens
conforme recomendação da autora, separação em dimensões, avaliação do alfa de Cronbach e eliminação de
itens correlacionados, cálculo de mediana e intervalo de confiança das dimensões. Resultados: Como resultados,
a dimensão Representação de Situações (α=0.788) que se refere à capacidade do sujeito para alterar
representações mentais ou representar mentalmente uma situação problema de várias formas alcançou med=5.56
(IC=0.60). A dimensão Percepção de Situações (α=0.759) diz respeito a capacidade do sujeito para estar atento
aos diferentes estímulos, mesmo aqueles que não estão explicitamente declarados e apresentou med=5.13
(IC=0.59). Motivação Intrínseca para Aprender (α=0.767), que é interesse para a aprendizagem de novos
conhecimentos, competências e estratégias comportamentais apresentou med=5.25 (IC=0.72). Estratégias
Funcionais (α=0.658) avaliam o repertório comportamental para evitar respostas rotineiras e adotar respostas
funcionais, com med=5.00 (IC=0.51). Estilos de Decisão (α=0.695) mensuram a presença ou ausência no indivíduo de
vários estilos de decisão, alcançou med=5.00 (IC=0.92). E, Estilos de Liderança Flexível (α=0.804) apresentou
med=5.20 (IC=0.91). Conclusão: Os resultados iniciam uma análise exploratória da escala PDFC em uma amostra
do oeste catarinense do ramo de serviços. Oferece sobre dimensões importantes para o desenvolvimento da FC
neste contexto. Promover ações que estimulem a FC nos profissionais pode contribuir para solucionar problemas de
forma inovadora e assertiva, melhorando a qualidade dos relacionamentos entre pessoas e organizações focadas
em serviços.

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Publicado

06-11-2024

Como Citar

Pelisser Giaretta, B., & Teston, S. de F. (2024). PROVA DE DESEMPENHO DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA (PDFC) NO RAMO DE SERVIÇOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e36198. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/36198

Edição

Seção

Campus Chapecó

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