REFLEXÕES SOBRE AUTOEFICÁCIA COM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES
Resumo
Autoeficácia diz respeito à crença que um indivíduo possui de que é capaz de realizar uma determinada tarefa a partir de recursos próprios. Entende-se que o período de ingresso do ensino superior é um evento importante do ciclo vital e sentir-se capaz neste momento pode influenciar diversos comportamentos. Com vistas a este contexto, realizou-se uma intervenção grupal com os acadêmicos da primeira fase do Curso de Psicologia com o objetivo de discutir o tema da autoeficácia. Para promover a discussão, foi preciso sensibilizar o grupo participante sobre a importância do tema, promover um momento de autoavaliação e refletir sobre expectativas futuras dos acadêmicos no que diz respeito ao tema da autoeficácia. Para realizar a intervenção foram utilizadas três dinâmicas de grupo, sendo a principal delas uma mesa redonda voltada para a discussão da autoeficácia e das experiências dos acadêmicos a respeito dela. Ao final da intervenção, os facilitadores compararam os resultados da coleta de dados, realizada a partir do relato das experiências dos acadêmicos com referências bibliográficas disponíveis, e foi possível concluir que as experiências vivenciadas pelos estudantes são próximas daquilo que os autores do tema prevêem. Por meio da coleta de dados, foi possível observar que a realidade cotidiana do estudante perpassa a autoeficácia acadêmica. Sendo assim, percebeu-se que há possibilidade de realizar trabalhos futuros com os acadêmicos com vistas para a criação e/ou ampliação de estratégias que os auxiliem na construção de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Machado, L., Silva, C. A. G., & Teston, S. de F. (2018). REFLEXÕES SOBRE AUTOEFICÁCIA COM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17683
Edição
Seção
Chapecó - Ensino