ACHADOS MACROSCÓPICOS EM NECRÓPSIA DE COELHO- EUROPEU (BRACHYLAGUS IDAHOENSIS) COM SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO POR FOLHAS DE BATATA-DOCE (IPOMOEA BATATAS)- RELATO DE CASO
Resumo
Introdução: O consumo de folhas de batata-doce (Ipomoea batatas) pode apresentar um problema para animais de companhia, incluindo coelhos. Estas contêm compostos bioativos (saponinas e glicosídeos cianogênicos), potencialmente tóxicos se consumidos em grandes quantidades, causando alterações patológicas e afetando, principalmente, o sistema gastrointestinal e cardiovascular.
Objetivo: O objetivo deste estudo é relatar o caso de um Coelho-europeu (Brachylagus idahoensis) suspeito de intoxicação por ingestão de folhas de batata-doce.
Relato de caso: Foi solicitado atendimento para um Coelho-europeu (aproximadamente 8 meses de idade), com suspeita de intoxicação por folhas de batata-doce. Segundo o responsável, o animal vivia solto em uma propriedade rural, com acesso aos vegetais cultivados no local. Horas antes, encontrou o animal prostrado e com sialorreia em meio a plantação de batata-doce, no local haviam folhas parcialmente consumidas. Ao chegar na Clinica Veterinária da UNOESC, o animal sofreu uma parada cardíaca, houve uma tentativa de reanimação por massagem torácica, mas não foi efetiva. Posteriormente, foi encaminhado para necropsia.
Durante o procedimento, observou-se que o animal apresentava mucosas pálidas e subcutâneo levemente edemaciado com discreta congestão. Nas cavidades torácica e abdominal havia discreto aumento na quantidade de liquido livre, com coloração levemente avermelhada. Os lobos dorso-caudais dos pulmões apresentavam-se avermelhados em padrão multifocal coalescente. Havia grande quantidade de conteúdo seroso no saco pericárdico. O estômago apresentava mucosa espessa e edemaciada, discretas petéquias multifocais e presença de substância vegetal de cor verde no conteúdo gástrico. Observou-se a adrenal esquerda levemente mais avermelhada comparada a direita; a vesícula urinária estava repleta, sendo a urina de cor amarela, turva e com discreta floculação em suspensão. O encéfalo apresentou moderada congestão dos vasos meningeais.
Discussão: As saponinas, presentes nas folhas da batata-doce, causam irritação gastrointestinal, alterações na permeabilidade vascular e efeitos tóxicos no sistema cardiovascular. Dito isso, associou-se o edema subcutâneo, congestão vascular e o acúmulo de líquidos (cavidades e saco pericárdico) aos efeitos tóxicos desses compostos.
Os glicosídeos cianogênicos podem liberar cianeto no organismo, interferindo na função celular levando a uma série de distúrbios metabólicos e fisiológicos. A esses componentes, pode-se atribuir a situação da mucosa do estômago: com presença de petéquias, espessa, irritada e edemaciada.
Conclusão: Os achados macroscópicos do coelho-europeu corroboram a hipótese de intoxicação pelos componentes tóxicos encontrados nas folhas de batata-doce. Ademais, destaca-se a importância de controlar o acesso e o consumo de determinados alimentos por animais de companhia. Assim como, orientar os responsáveis sobre as plantas potencialmente tóxicas.