ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
Introdução: A relação entre organização e ambiente externo, denominada estratégia organizacional é pesquisada
sob diferentes perspectivas. Uma delas tem sido a Estratégia como uma Prática Social – EPS (SOUZA; MONTENEGRO,
2019). A EPS, se preocupa com processos e atividades do cotidiano organizacional, relacionadas com os resultados
estratégicos. Essa abordagem considera que a estratégia é construída socialmente nas ações, interações e
negociações realizadas pelos atores. A literatura sobre EPS em contextos organizacionais é extensa, no entanto, em
organizações educacionais ainda é limitada (JENSEN; OTTESEN, 2023). Objetivo: O objetivo deste estudo é
identificar pesquisas empíricas realizadas em contextos de Instituições de Ensino Superior, que utilizaram a
abordagem da EPS. Método: Utilizou-se do método de revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scopus,
Web of Science, Sciello e Spell, com a string de busca (“Estratégia como prática” OR "Strategy as Practice"), para
selecionar apenas artigos científicos publicados no período de 2018-2023. Resultados: Foram localizadas 399
pesquisas, 71 delas são estudos empíricos utilizando-se da abordagem da EPS, 11 realizadas no contexto de
Instituições de Ensino Superior. Os resultados apontaram que em IES a abordagem tradicional da estratégia como
uma propriedade organizacional permanece, e as práticas avaliativas dos órgãos reguladores podem se constituir
em um importante elemento de aprendizagem no processo estratégico nas IES. Conclusão: Em IES a alta
administração é o principal órgão na elaboração da estratégia enquanto outros praticantes moldam as práticas
por meio de sua implementação. Os praticantes nestes ambientes adaptam estratégias incluindo elementos
alternativos de práticas sociais. Neste contexto, as estratégias que emergem durante esse processo podem ser mais
significativas do que as que foram deliberadas.