EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: CONSTRUINDO FUTUROS SÓLIDOS
Resumo
Introdução: A educação financeira nas escolas desempenha importante papel na construção de futuros sólidos, pois prepara os alunos para tomar decisões conscientes sobre suas finanças pessoais e profissionais, além de contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios econômicos da sociedade atual. Neste sentido, os alunos da primeira fase do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), realizaram uma atividade prática de extensão (APEX) que buscou levar esses conhecimentos ao ambiente escolar. Utilizando a calculadora financeira HP-12C, amplamente usada na área de contabilidade e finanças, os estudantes demonstraram como essa ferramenta pode ser aplicada em cálculos financeiros, destacando sua relevância no contexto acadêmico e profissional. Objetivo: Capacitar alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais por meio da educação financeira, com foco na inclusão social e no desenvolvimento de uma consciência financeira sustentável. Método: A atividade, de natureza prática, foi desenvolvida na Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis de Videira/SC com a turma do 3º ano do Ensino Médio. Estes estudantes foram orientados individualmente, na resolução das questões, por duplas de acadêmicos. Uma acadêmica previamente selecionada pelo professor do componente de Matemática Financeira, realizou aula expositiva sobre o uso da calculadora financeira HP-12C. As sete questões aplicadas foram elaboradas com base no conteúdo estudado e revisadas em um período preparatório. Resultados: A prática do projeto de extensão evidenciou que os alunos do ensino médio apresentaram relevante melhoria na compreensão de patrimônio, e alguns conceitos de matemática financeira, finanças pessoais e economia, demonstrando interesse na utilização de recursos facilitadores como a calculadora HP-12C, que proporciona maior certeza na tomada de decisões financeiras. O projeto fortaleceu as habilidades de comunicação e didática dos universitários, permitindo a transmissão eficaz de conceitos financeiros complexos, projetando uma visão análoga aos futuros contadores. Estabelecendo, por fim, um modelo replicável de educação financeira, que evidencia o impacto positivo das iniciativas de extensão universitária na formação dos estudantes Conclusão: De maneira geral, o projeto de extensão destacou a importância da educação financeira na formação dos alunos, mostrando que o aprendizado da matemática financeira melhora a compreensão do mercado e as habilidades de planejamento. A atividade revelou a eficácia do uso prático de ferramentas como a HP-12C e a necessidade de expandir essas iniciativas para mais escolas. Incentivar a inclusão da matemática financeira nos currículos escolares é essencial para preparar os estudantes para decisões financeiras e futuras carreiras, como a de Contador(a).