ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: UM CASO CLÍNICO SOBRE TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL
Resumo
O estágio curricular supervisionado II é uma matéria pré-requisito para a formação dos profissionais de
psicologia e visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências do acadêmico na área clínica,
além de complementar e aperfeiçoar o ensino, pois possibilita uma experiência profissional para que se possa
aprender e aplicar de forma prática os conhecimentos aprendidos durante a formação e compreender a rotina de
uma profissional da área. O presente trabalho busca compartilhar as experiências e aprendizados adquiridos
durante a realização do estágio clínico supervisionado II com foco na Terapia Cognitivo Comportamental. Neste estudo de caso,
será explorada a experiência de uma adolescente de 12 anos que possui Transtorno Dismórfico Corporal. A
adolescência é um período crítico de desenvolvimento, marcado por mudanças físicas e emocionais intensas, e
pode ser particularmente vulnerável ao surgimento de transtornos de imagem corporal. A jovem em questão
apresenta um quadro clínico de preocupações excessivas com aspectos de sua aparência, que resultam em
comportamentos compulsivos de olhar-se o tempo todo no espelho, na expectativa de conseguir melhorar a
aparência e ter pensamentos muito negativos em relação à aparência do seu rosto. Este estudo visa fornecer uma
compreensão detalhada dos sintomas, impactos e desafios enfrentados pela adolescente, bem como da
abordagem terapêutica e intervenções utilizadas. O estágio clínico proporciona a vivência de
experiências fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de proporcionar a oportunidade de
aplicar as teorias aprendidas, em um contexto clínico, desenvolver habilidades essenciais e aprofundar o
conhecimento dos conceitos estudados.