AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES POVOS NA CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
Resumo
Introdução:
O presente estudo está inserido no contexto das discussões em sala de aula, no componente de Práticas Extensionistas Comunitárias, das interações dos acadêmicos com as escolas e professores, acerca da temática dos patrimônios histórico-culturais. Ao interagir com as escolas e secretarias municipais de educação, constatou-se a necessidade de abordar o tema dos patrimônios histórico-culturais e naturais, considerando a Base Nacional Comum Curricular e o forte elemento constituidor da identidade e de pertencimento ao contexto local que este tema desperta ao ser explorado nas salas de aula.
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos professores sobre a contribuição dos diferentes povos na história dos municípios da região da AMMOC.
Metodologia:
A pesquisa se caracterizou com abordagem qualitativa e análise descritiva dos dados. Em um primeiro momento foi realizada um levantamento bibliográfico sobre o tema de estudo. Em seguida, foram realizadas atividades de campo com intervenção pedagógica nas escolas e pesquisa com 21 professores de anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de 8 municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Meio-Oeste catarinense (AMMOC), utilizando um questionário, cujos dados foram analisados descritivamente.
Resultados:
Os professores pesquisados em suas respostas citaram, em sua maioria povos de origem europeia reconhecidos como principais influências culturais, sendo citados italianos, alemães, austríacos, portugueses e espanhóis. Os povos originários (indígenas) foram citados em menor número, mas foram lembrados relacionando até mesmo com o nome de um município (Joaçaba). Os povos africanos foram citados por apenas um respondente.
Conclusão:
Este estudo mostrou que os professores reconhecem, principalmente, a influência dos povos europeus, como italianos, alemães e portugueses, na história dos municípios da região da AMMOC. No entanto, há pouca menção a povos indígenas e africanos, mesmo sendo parte importante da cultura local. O estudo demonstra uma invisibilidade da história e cultura indígena e africana na percepção dos respondentes e, portanto, no trabalho em sala de aula. Existe a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, porém, é preciso investir na formação continuada para contextualizar os povos originários e afro-brasileiros no contexto do oeste catarinense.
Palavras-chave: História local. Patrimônios. Povos.