AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES POVOS NA CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autores

  • Monica Aparecida Sagin
  • Ester Espíndola Gruber Souza Unoesc
  • Maristela Branco de Camargo
  • Izolete dos Santos Riqueti

Resumo

 

Introdução:  

O presente estudo está inserido no contexto das discussões em sala de aula, no componente de Práticas Extensionistas Comunitárias, das interações dos acadêmicos com as escolas e professores, acerca da temática dos patrimônios histórico-culturais. Ao interagir com as escolas e secretarias municipais de educação, constatou-se a necessidade de abordar o tema dos patrimônios histórico-culturais e naturais, considerando a Base Nacional Comum Curricular e o forte elemento constituidor da identidade e de pertencimento ao contexto local que este tema desperta ao ser explorado nas salas de aula. 

   

Objetivo: 

O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos professores sobre a contribuição dos diferentes povos na história dos municípios da região da AMMOC. 

 

Metodologia:  

A pesquisa se caracterizou com abordagem qualitativa e análise descritiva dos dados. Em um primeiro momento foi realizada um levantamento bibliográfico sobre o tema de estudo. Em seguida, foram realizadas atividades de campo com intervenção pedagógica nas escolas e pesquisa com 21 professores de anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas de 8 municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Meio-Oeste catarinense (AMMOC), utilizando um questionário, cujos dados foram analisados descritivamente. 

 

Resultados: 

Os professores pesquisados em suas respostas citaram, em sua maioria povos de origem europeia reconhecidos como principais influências culturais, sendo citados italianos, alemães, austríacos, portugueses e espanhóis. Os povos originários (indígenas) foram citados em menor número, mas foram lembrados relacionando até mesmo com o nome de um município (Joaçaba). Os povos africanos foram citados por apenas um respondente.   

 

Conclusão:  

Este estudo mostrou que os professores reconhecem, principalmente, a influência dos povos europeus, como italianos, alemães e portugueses, na história dos municípios da região da AMMOC. No entanto, há pouca menção a povos indígenas e africanos, mesmo sendo parte importante da cultura local. O estudo demonstra uma invisibilidade da história e cultura indígena e africana na percepção dos respondentes e, portanto, no trabalho em sala de aula.  Existe a necessidade de uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema, porém, é preciso investir na formação continuada para contextualizar os povos originários e afro-brasileiros no contexto do oeste catarinense. 

 

Palavras-chave:  História local.  Patrimônios. Povos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Sagin, M. A., Souza, E. E. G., Branco de Camargo, M., & dos Santos Riqueti, I. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES POVOS NA CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35700. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35700

Edição

Seção

Campus Joaçaba

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)