COMO ESTÁ A ACEITAÇÃO E DE QUE FORMA O LÍDER ESTÁ EXECUTANDO SUA FUNÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
Resumo
Neste artigo analisou-se o processo de liderança na perspectiva atual, considerando a forma de atuação do líder e o grau de aceitação dessa liderança por parte da equipe. Para essa abordagem, fez-se uma pesquisa bibliográfica por meio da leitura de artigos e livros sobre o tema, análise de dados, organização de ideias e construção de argumentos baseados nos referenciais teóricos e na pesquisa realizada em uma conceituada empresa do Meio-Oeste catarinense, que atua na fabricação de tintas, para descobrir a função de um líder, bem como sua desenvoltura com a equipe, apontando de que forma o líder está desempenhando a sua função e executando suas tarefas no ambiente organizacional. A pesquisa de campo foi fonte essencial para a resposta das incógnitas propostas; para tal, utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa. O instrumento de coleta de dados por meio de pesquisa de campo foi questionário, que mediante os dados obtidos e tabulados para a compilação e a análise dos resultados, deu credibilidade e ratificou os estudos teóricos realizados para o tema proposto. O líder possui uma grande influência na equipe que lidera, sendo responsável pela maioria das tomadas de decisões bem como pelas delegações das funções para a equipe de colaboradores. Dessa forma, o objetivo que orientou o presente estudo foi a análise de como o líder é visto pelos membros da equipe e de como ele tem desenvolvido a sua função. Percebeu-se que o líder da empresa analisada, conforme avaliação da maioria dos pesquisados, integra a equipe e atende a todos com o máximo de eficiência. Por meio da pesquisa realizada foi possível observar que o líder é visto como atencioso e cordial, preocupando-se com os resultados e o bom relacionamento interno. Outro ponto forte obtido na pesquisa foi que o líder, antes de tomar decisões, procura sempre saber e interagir com a equipe para ouvir sugestões. Percebeu-se, com a pesquisa, que o líder se direciona mais para o relacionamento informal, atendendo, assim, às necessidades dos colaboradores, ao contrário de um líder exclusivamente formal, que procura atender às necessidades da organização sem se preocupar com a equipe, apenas buscando as metas da empresa. Como ponto de alerta, apesar de 84% dos pesquisados que a equipe trabalha de forma unida e organizada, 76% dos colaboradores afirmam que os cargos de chefia são por indicação da diretoria e não por meritocracia, e também gostariam que houvesse mais oportunidades de confraternizações. Com base em dados reais, considera-se que os colaboradores da empresa pesquisada percebem estar em uma equipe organizada e unida, com boa aceitação da forma de liderança organizacional, evidenciando-se a importância do tipo de liderança exercido nas organizações.
Palavras-chave: Trabalhoem equipe. Tomadade decisão. Motivação. Controle. Liderança.