NAF E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS FINANCEIROS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • João Pedro Slongo Fernandes Unoesc
  • Kemylli Farinon UNOESC

Resumo

A educação financeira é um dos pilares essenciais para a formação de um
cidadão, especialmente no início da vida adulta, onde ter conhecimento sobre
finanças pode proporcionar maior segurança e confiança na tomada de
decisões futuras. Sendo assim, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da
Unoesc Videira tem como um dos seus objetivos levar conhecimento de gestão
financeira para as escolas do ensino médio, contribuindo para o
desenvolvimento regional e do país. A pesquisa teve por objetivo avaliar o nível
de compreensão a respeito do tema de educação financeira com alunos do
ensino médio de uma escola de Rio das Antas/SC. A pesquisa caracterizou-se
como descritiva e levantamento (survey), tendo uma abordagem qualitativa e
quantitativo. A população foi composta por 14 alunos do segundo e terceiro ano
do ensino médio da cidade de Rio das Antas/SC. A coleta de dados ocorreu
por meio de questionário eletrônico encaminhado por meio de aplicativo de
mensagem instantânea (WhatsApp), contendo 26 perguntas de múltipla
escolha com temas relacionados a trabalho e renda, investimentos e assuntos
cotidianos. Foram obtidas 14 respostas, os quais foram tabulados e analisados
utilizando o software Jamuvi. Os resultados obtidos demonstraram que 57,1%
dos alunos detém do conhecimento acerca de educação financeira, sendo 78%
dos respondentes exercem atividade remunerada formal ou informalmente.
Dentre as respostas, é possível destacar que 11 alunos conhecem sobre o
tema de ações em empresas de capital aberto, porém apenas três alunos
sabem quem é responsável pela negociação no mercado. Também foi possível
observar que a maioria dos alunos desconhecem os produtos de investimentos
ofertados, sendo sete respondentes afirmam que CDB (Certificado de depósito
bancário) não é um investimento. Pode-se afirmar que os alunos entendem que
investimentos exigem tempo para gerar retorno. Aproximadamente 78,57%
deles acreditam que o prazo para obter esse retorno está alinhado com suas
necessidades ou com o tempo necessário para alcançar suas expectativas.
Conclui-se que a educação financeira é extremamente relevante para jovens
de 15 a 18 anos que já estão ou em breve estarão ingressando no mercado de
trabalho. Esse conhecimento é essencial, pois acompanhará esses jovens ao
longo de suas vidas, ajudando-os a tomar decisões financeiras mais
informadas e seguras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-11-2024

Como Citar

Slongo Fernandes, J. P., & Farinon, K. (2024). NAF E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS FINANCEIROS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e35585. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/35585

Edição

Seção

Campus Videira

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <