FUSÃO EM EMPRESAS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES REALIZADAS DE 2013 A 2024
Resumo
Introdução: A fusão em empresas é um processo que envolve a união de duas ou mais entidades empresariais em
uma única entidade, com o intuito de expandir a participação de mercado, e otimizar recursos e operações. É
uma estratégia crucial para melhorar a eficiência, inovar em um ambiente dinâmico e enfrentar desafios
competitivos. Objetivo: Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar as publicações realizadas durante o
período de 2013 a 2024, sobre o tema “Fusão em empresas” no Periódico da CAPES. Método: A pesquisa foi
desenvolvida através de um método descritivo e bibliográfico, onde os dados foram coletados, tabulados em
planilha de excel e analisados, sua abordagem de problema é qualitativa e quantitativa. Os dados foram
coletados através do Portal de Periódico da CAPES, utilizando o termo chave “Fusão” no item título e o termo
“Empresa” em qualquer campo, na qual localizou-se 12, sendo descartados 2 artigos por estar repetido ou língua
estrangeira. O período de busca se deu de 2013 a 2024. Resultados: Os resultados apontam que dos artigos
encontrados, 64% foram elaborados por 2 autores, e 18% deles foram elaborados por 4 autores. Ainda, apesar do
período de busca abranger 12 anos, apenas 7 anos contiveram artigos publicados, sendo 20% nos anos de 2019,
2021 e 2022, e, 10% publicados entre 2013 e 2017, com exceção de 2014, que não houve artigo publicado.
Analisando por região de publicação, houve predominância nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, somando 80% do
total publicado. O restante, foi publicado nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, foram todos publicados em revistas
distintas, em questão aos principais temas foram baseados em fusões de pequenas e grandes empresas, bem
como evoluções e mudança nas regras e rotinas. Conclusão: Diante dos artigos estudados, conclui-se que as
fusões são processos complexos que afetam várias áreas das empresas envolvidas, incluindo a performance
financeira e a integração cultural e gerencial. Apesar de poderem oferecer vantagens competitivas, como
redução de custos e expansão de mercado, esses benefícios não são imediatos. Os estudos destacam desafios
significativos, como a gestão de diferenças culturais, resistência à mudança, e a necessidade de uma
comunicação eficaz. Em suma, o sucesso das fusões depende de uma abordagem adaptativa e integrada, que
considere tanto os aspectos econômicos quanto culturais das empresas envolvidas no processo.