PROVA DE DESEMPENHO DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA (PDFC): EVIDÊNCIAS DE CONFIABILIDADE
Resumo
Para alcançar soluções inovadoras para os problemas do cotidiano, alguns profissionais executam atividades que demandam alta carga cognitiva. Uma das competências que pode auxiliar esses profissionais é a flexibilidade cognitiva. A flexibilidade cognitiva é a habilidade de adaptação cognitiva e comportamental aos desafios do cotidiano, especialmente aqueles demandados em ambientes de inovação. Porém, não há instrumentos no Brasil validados para mensurar esse constructo. Com essa proposta de pesquisa, objetivou-se avaliar a Prova de Desempenho da Flexibilidade Cognitiva (PDFC) para uma amostra brasileira. Para atender ao objetivo, a investigação foi de delineamento quantitativo e recorte transversal por meio de survey. Antes da coleta de dados, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 69520723.1.0000.5367). Após a aprovação, buscou-se por pessoas que residem na região oeste de Santa Catarina e que estão matriculadas em cursos de graduação ou pós-graduação para participar do estudo. Alcançaram-se 658 respondentes. Os dados foram avaliados com estatística descritiva, análise de confiabilidade e teste de viés do método comum. Como principais resultados, foi possível apresentar uma proposta de escala para a região investigada, bem como, os índices de autopercepção sobre flexibilidade cognitiva. O índice mais elevado (m=6.13; dp=1.18) se refere ao interesse por diversos assuntos, e o menor índice foi (m=3.62; dp=3.48) o medo de experimentar coisas novas. Conclui-se que a escala proposta pode ser utilizada no oeste catarinense. Teoricamente, o estudo contribui para apresentar uma proposta de escala inédita em contexto brasileiro. Empiricamente, o estudo apresenta quais itens da escala podem ser utilizados para incrementar pré-requisitos de seleção de pessoas em cargos que exigem adaptação cognitiva e comportamental constante. Também pode direcionar práticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações, além de direcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação.